Autoconhecimento
Incrementar a qualidade de vida
Promover bem estar
Estabilizar o humor
Prevenir ou desacelerar uma doença neurodegenerativa
Otimizar o desempenho cognitivo ou manter atividades cognitivas preservadas
DIMINUIR:
Sintomas comportamentais
Uso de medicações
Stress familiar
Ociosidade
MELHORAR:
Desempenho nas atividades do dia a dia
Sono
Humor
Engajamento e melhor participação e em atividades no contexto social, familiar e ocupacional
Na primeira sessão é feita a avaliação gerontológica para entender quais são as limitações, necessidades e possibilidades do trabalho da estimulação cognitiva do idoso.
"(...) a estimulação cognitiva é eficaz para o treino da memória e o aumento do seu desempenho. As evidências desses efeitos são notadas mesmo em idosos com comprometimento cognitivo e demonstram que os programas de estimulação cognitiva melhoram ou abrandam as degenerações da memória e as funções executivas (psicomotora)."
LOUSA, E. F. C. F. (2016). Benefícios da Estimulação Cognitiva em Idosos: Um Estudo de Caso (Dissertação de mestrado).
"No tocante à relação dos achados desta pesquisa com as evidências internacionais, observa-se uma consonância com os resultados do projeto longitudinal ACTIVE - Advanced Cognitive Training for Independent and Vital Elderly,11,30 que reportou aumento no desempenho cognitivo imediatamente após o treino para os participantes do grupo que treinou atenção e velocidade de processamento."
GOLINO, M. T. S. & Flores-Mendoza, C. E. (2016). Desenvolvimento de um programa de treino cognitivo para idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 19(5), 769-785.
"Ainda que persistam dificuldades cognitivas, referem que este disponibilizou estratégias para compensá-las e reduzi-las, contribuindo para melhora da memória nas atividades cotidianas."
SATO, A. T., Batista, M. P. P., & Almeida, M. H. M. (2014). Programas de estimulação da memória e funções cognitivas relacionadas: opiniões e comportamentos dos idosos participantes. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 25(1), 51-59.
"Os estudos revelaram resultados positivos após as intervenções, sugerindo que a estimulação cognitiva pode ser eficaz para manutenção e melhoria das funções cognitivas, além de estender os benefícios para o humor e a socialização dos participantes, contribuindo para a autonomia e qualidade de vida dos idosos."
SOUZA, Flávia et al . Treino cognitivo para grupos de idosos: uma revisão sistemática. Psic., Saúde & Doenças, Lisboa , v. 20, n. 2, p. 503-511, ago. 2019 .
"Os resultados mostraram que o uso de treinamento produziu efeitos positivos no desempenho do teste cognitivo de idosos com e sem comprometimento cognitivo. Por extensão, isso demonstra um impacto positivo em sua autoestima"
SCHULTHEISZ, Thais Sisti De Vincenzo et al. Efeito das oficinas de estimulação cognitiva na autoestima e cognição do idoso: um projeto piloto. Dement. neuropsychol. [online]. 2018, vol.12, n.4, pp.421-426. ISSN 1980-5764.
Permitido compartilhamento com citação da autoria do texto.