Por quê a avaliação é importante?
A avaliação psicopedagógica é um instrumento utilizado para detectar quais habilidades relacionadas a aprendizagem podem estar defasadas e, assim, atrapalhando o sucesso escolar. Esse rastreio é necessário para o diagnóstico de transtornos e dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, discalculia e TDAH.
É importante saber que o psicopedagogo não pode fechar o diagnóstico, mas a avaliação é o primeiro passo para saber como é possível auxiliar a criança. Com a avaliação em mãos os pais podem, com encaminhamento do psicopedagogo, levar a criança para o profissional especializado. A partir do relatório da avaliação o profissional (médico, psicólogo, fonoaudiólogo) poderá, com segurança, embasar e fechar um possível diagnóstico para que possa começar o tratamento assim que possível.
Como funciona a avaliação psicopedagógica?
No primeiro momento é feita uma entrevista com os responsáveis para entender quais são as preocupações que trouxeram a criançãa até aqui e saber seu histórico de vida. São necessários entre 6 e 8 encontros, de 50 minutos cada, para que o psicopedagogo possa finalizar o processo e apresentar o relatório para os responsáveis.
Durante os encontros são propostas atividades lúdicas para que a criança demonstre o que sabe fazer e o que ainda não sabe. A partir desse momento o psicopedagogo é capaz de detectar se a criança está desenvolveu as habilidades esperadas e desejadas para a faixa etária. São avaliadas habilidades cognitivas como atenção, coordenação motora, memória, entre outras.
Quem pode realizar a avaliação?
Qualquer profissional com graduação ou pós graduação lato sensu em psicopedagogia está habilitado para realizar esse tipo de avaliação.
Quando procurar ajuda?
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